quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BONS PROFESSORES E MAUS PROFESSORES

Na escola sempre tive bons e maus professores
a minha professora primaria era má
quando se ouvia o carro dela ao longe
as nossas pernas tremiam
eu apanhei algumas vezes
mas tinha amigos que ela magoava
era com cana com régua
para dar bofetadas virava o anel
para doer mais
a minha tia trabalhava na escola
e quando a ouvia a bater
corria para a casa de banho para não ouvir
passado este anos
percebo a razão pela qual a minha mãe
mandava pelo natal um cabaz para a casa dela
isso safou-me de apanhar muitas
ela batia naquele que sabia que podia bater
um dia mulher feita passava por ela na rua
e nem um bom dia lhe dava
porque eu não gosto de gente má
por ironia do destino
quando eu dizia tantas vezes em pequena que queria ser professora primária
e dizia se fosse professora do filho dela iria fazer o mesmo
para meu espanto no oitavo ano
o meu professor de portugues era o filho dela
mas um bom professor que me marcou
depois encontrei bons professores no ensino recorrente
mas 3 marcaram me muito
tive um que no primeiro exame
falou comigo em privado com muita delicadeza
que naquele exame não tirei nota máximo
porque não dei a pontuação
eu eu disse que sabia mas a pontuação não é comigo
o tempo passou
e voltei a ter um professor que me voltou a dizer o mesmo
mas percebeu que eu não tinha remédio
quanto a pontuação
afinal se o josé saramago escreve sem pontuação
porque é que eu não posso
poucos meses
fiz a sua disciplina com notas máximas
e ainda nos riamos com o meu sotaque minhota
outra professora que me marcou nesse ano
foi a professora de historia
e no dia que fiz a prova na universidade moderna
a encontrei pelo caminho
foi a segunda pessoa a saber o resultado
depois na universidade tive um professor
que me marcou pela dedicação aos seus alunos
um dia deste perguntei a minha filha
se ela gostava muito da sua professora
e ela respondeu que sim
perguntei o que ela gostava mais nela
e ela respondeu
que ela era justa para todos os meninos
fiquei contente pela professora
e mais pela minha filha
pois já saber o que é justiça

Nenhum comentário: