sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma biblioteca "sem sono" no Dia Mundial do Livro
No Dia Mundial do Livro o escritor José Eduardo Agualusa, o sociólogo António Barreto e o jornalista Pedro Beça Múrias estarão na Biblioteca Municipal de Beja.


Um jantar no meio dos livros, conversas com escritores, sessões de contos, exposições, musica e uma madrugada programada para “a malta dos 10 aos 14 anos”… Eis algumas das propostas que a Biblioteca Municipal de Beja apresenta aos seus utilizadores para festejar o Dia Mundial do Livro.
A 23 de Abril os contadores Liliana Cianneto e Luís Carmelo vão desdobrar-se em inúmeras sessões de contos na Biblioteca, nas freguesias rurais e escolas do concelho (ver programa).
Liliana Cianetto nasceu em Buenos Aires, é professora e autora de mais de trinta livros. Enquanto narradora tem participado em inúmeros festivais por todo o mundo. Cristina Taquelim, a contadora anfitriã, reconhece-lhe “o humor fino, a sua capacidade de brincar com os estereótipos e a capacidade de se contar…”.
Luís Carmelo, o “homem de sorriso brando”, “conta sentado, sereno, às vezes tímido, abraçando cada um dos que o escutam com o olhar... conta como quem respira…” relata-nos Cristina Taquelim em tom de convite para que não percamos o Luís de vista no dia 23.
O jornalista Pedro Beça Múrias apresentará, ao fim da tarde (19 horas), na cafetaria da BMB, o seu livro “Crónicas da Sala de Espera”. Com estas crónicas, redigidas inicialmente para o auditório do Rádio Clube Português, Beça Múrias pretende mostrar o dia-a-dia de um jornalista nas salas de hospitais, espaços que tão bem conhece e onde fez tratamentos para combater um cancro. Algumas destas crónicas foram apresentadas em directo no Rádio Clube a partir das salas de tratamento de quimioterapia, usando o braço que tinha livre para falar ao telefone.
Ao cair da noite de 23 de Abril a Biblioteca de Beja propõe aos seus utilizadores um jantar entre livros e escritores, mediante marcação prévia que pode ser efectuada junto da cafetaria. Mais tarde (21h30), depois de um café e dois dedos de conversa, José Pedro Fernandes conversa com o escritor José Eduardo Agualusa no espaço “Lugar do Autor” e, em seguida, António Barreto, figura incontornável do pensamento político e sociológico em Portugal apresentará o seu livro “Anos Difíceis”, editado pela Relógio d’Água.
Quando a madrugada chegar haverá cachupa para todos mas, antes, o trio Vira Lata propõe-nos uma viagem pela música latina e lusófona, na qual apresentará versões de Lenine, Sara Tavares, Buika e Tito Paris.
Festa “after hours” entre livros para os mais novos…
“Das 9 da noite às 9 da manhã … uma directa na Biblioteca” é o desafio que lançamos aos jovens dos 10 aos 14 anos. Munidos dos seus instrumentos musicais, pijamas, sacos cama e alguma paparoca os mais novos vão viver uma noite de aventura. Vamos criar, escutar, ler e descobrir os caminhos da palavra. A expressão dramática, a andar à solta pela Biblioteca, a narração oral, o cinema de animação ou os jogos de dinâmica de grupo são algumas das actividades propostas. A participação dos jovens nesta “directa” entre livros e muitos amigos está dependente de inscrição prévia que deve ser efectuada no sector infantil BMB.

Nenhum comentário: