segunda-feira, 17 de maio de 2010

POR VEZES PASSAMOS PELA RUAS E O NOME PRENDE A NOSSSA ATENÇÃO

Muhammad ibn 'Abbad al-Mu'tamid ou Abad III (1040-1095) foi o terceiro e último rei da dinastia Abádidas que governaram a taifa de Sevilha no século XI. Foi também um dos poetas mais importantes do Al-Andalus.

Nascido em Beja, al-Mu'tamid era filho do rei Al-Mutadid, conhecido pelo seu carácter cruel. Aos treze anos comandou uma expedição militar que esmagou uma revolta em Silves e o seu pai nomeou-o governador dessa região.

Em Silves, al-Mu'tamid conheceu Ibn Ammar, um poeta nascido em Shannabus, localidade que talvez corresponda à actual Estômbar. Entre os dois estabeleceu-se uma profunda relação, que se especula ter tido uma natureza homossexual. Al-Mu'tamid escreveria mesmo um poema ("Evocação a Silves") sobre a sua juventude com o seu amigo naquela cidade. O pai de al-Mu'tamid sempre viu com maus olhos esta relação e enquanto foi vivo procurou afastar o filho de Ibn Ammar.

Em 1069 al-Mu'tamid sucedeu ao pai e uma das primeiras coisas que fez foi nomear o seu antigo amigo vizir do reino. Ibn Ammar ajudou-o na expansão do reino com a conquista de Múrcia e al-Mu'tamid nomeou-o governador daquela região.

Ibn Ammar era profundamente ambicioso e por diversas vezes conspirou contra al-Mu'tamid. Ibn Ammar usaria mesmo as suas habilidades poéticas para escrever uma série de versos que ridicularizavam al-Mu'tamid e a sua amada, I'timad. Al-Mu'tamid acabaria por prender Ibn Ammar e durante um ataque de fúria entrou na cela onde aquele se achava e matou-o com um machado.

Na corte de al-Mu'tamid reuniram-se alguns dos maiores estudiosos e homens das artes da época, como o astronómo Al-Zarqali (Arzaquel), o geográfo Al-Bakri ou os poetas Ibn Hamdis, Ibn al-Labbana e Ibn Zaydun.

Em 1085 o rei Afonso VI de Leão e Castela conquista a cidade de Toledo, o que representou um duro golpe para o Islão peninsular. Al-Mu'tamid pediu então, relutantemente, a Yusuf ibn Tashfin, emir dos Almorávidas do norte de África, ajuda na luta contra os cristãos. O emir aceitou e enviou as suas tropas, que derrotarram os cristãos em 1086 na Batalha de Zalaca. Contudo, quatro anos depois os cristãos voltaram a ser uma ameaça e al-Mu'tamid renovou o apelo; desta feita, ibn Tashfin não se limitaria a repelir os cristãos, mas também a conquistar os reinos de taifas que existiam na península. Al-Mu'tamid foi feito prisioneiro e desterrado para Aghmat, perto de Marráquexe, onde passaria o resto da sua vida dedicando-se à actividade poética.

Foi enterrado no cemitério local de Aghmat e a sua campa se tornaria local de peregrinação de poetas, bem como das massas populares que o viam como um marabuto. Em 1967 a família real de Marrocos mandou construir no local onde al-Mu'tamid foi enterrado um mausoléu, que foi visitado pelo Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio em 1998.

Aconteceu numa das minhas visitas de voluntariado

Nenhum comentário: