quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Parabens Dona Mariana

Versos de João de Deus e de Guerra Junqueiro, e também poesia de São Tomé e Príncipe encantaram Dona Mariana, depois de ouvir, atenta, as crianças do Centro Infantil de Barcelos cantar-lhe parabéns.
A aniversariante, que é filha de um militar, nasceu em Elvas a 26 de Janeiro de 1911. Na idade adulta fixou-se em Lisboa. Foi enfermeira na Maternidade Alfredo da Costa.

“Era extraordinária, e muito dedicada aos doentes”, assegura uma filha, Maria Helena.
Foi após ter ficado viúva e para estar próxima da filha que, dia 18 de Fevereiro de 2008, D. Mariana entrou no Hotel Lar Condes de Barcelos. Tinha sofrido uma pneumonia, da qual recuperou mas fragilizada na sua mobilidade.

Desde então, com trabalhos de fisioterapia, assistência médica e carinho, conseguiu recuperar o andar
Há momentos em que se lhe apaga a memória; sofre de esquecimento, mas ontem tinha perfeita consciência de que era o dia dos seus anos.

Agasalhada com uma manta colorida nas pernas e um casaco branco de lã fina, abriu com curiosidade e entusiasmo os presentes que as crianças do centro infantil elaboraram para lhe oferecer e apagou as velas.
Depois retribuiu, oferecendo ela uma guloseima a cada criança.

Os companheiros, todos eles mais jovens, do Hotel Lar Condes de Barcelos partilharam com ela as fatias do bolo de aniversário, o pessoal sorria.
Dona Mariana parecia encantada e a filha, Helena, agradecida. “O dinheiro não é tudo”, diz-nos, elogiando a qualidade do acompanhamento a que tem entregue a sua mãe.
A centenária escutou atenta os poemas que falavam do pão, ou da idade.

Nenhum comentário: