terça-feira, 21 de outubro de 2008

Numa das visitas do nosso amigo dos circulos de leitores descobri os livros do Osho um filosofo que fundou vários retiros de meditaçao e comunas.Algo me tocou mas ficaram algumas duvidas.Ficou um pequeno texto na minha memória.
Uma vez ouvi falar num velho monge Zen.Ele estava no seu leito de morte.O último dia tinha chegado e declarou que naquela noite deixaria de existir.Entao,os seguidores e amigos começaram a aparecer.Ele era muito querido.Todas as pessoas vindas de toda a parte.Um dos seus discípulos,quando ouviu dizer que o seu mestre ia morrer,correu para o mercado.Alguém lhe perguntou:
-O mestre está a morrer na sua cabana,porque é que vais para o mercado?
O velho discípulo disse:
-Eu sei que o mestre gosta de um tipo específico de bolo,por isso ou comprar o bolo.
Foi difícil encontrar o boço porque era um tipo de bolo pouco vulgar,mas acabou por o conseguir À noite. E foi a correr com o bolo
Toda a gente estava preocupada-era como se o mestre estivesse À espera de alguém .Ele abria os olhos,olhava em volta e voltava a fechá-los.E quando este discípulo chegou,ele disse:
-Bom,afinal vieste.Onde é que está o bolo?
O discípulo mostrou o bolo e ficou muito feliz por o mestre lhe ter perguntado.
A morrer,o mestre agarrou no bolo com a sua mao,mas a mao nao tremia.Ele era muito velho,mas a sua mao nao tremia.Entao alguém comentou:
-O senhor é muito velho e está prestes a morrer.Em breve dará o seu último suspiro,mas a sua mao nao está a tremer.
O mestre disse:
-Eu nunca tremo,porque nao tenho medo.O meu corpo envelheceu,mas eu ainda sou jovem e continuarei a ser jovem mesmo depois de o corpo desaparecer.
Entao deu uma dentada no bolo e comecou a mastigálo.E alguém perguntou:
-Qual é a sua última mensagem,Mestre?O senhor vai deixar-nos em breve.O que é que quer que lembremos?
O mestre sorriu e disse:
-Ah,este bolo é delicioso!

Nenhum comentário: