quinta-feira, 13 de novembro de 2008


UMA HISTÓRIA SOBRE UM MÍSTICO QUE VIVIA NUMA PEQUENA CABANA

Numa noite muito chuvosa, por volta da meia- noite,o místico e a mulher estavam a dormir.De repente,bateram a porta;era alguém a procura de abrigo.
O místico disse para a mulher:
-está alguém lá fora,algum viajante,algum amigo desconhecido.Vai abrir a porta,por favor.
a mulher respondeu:-nao há espaço.Nem temos espaço para dois.Como pode entrar mais uma pessoa?
o místico replicou:
-minha querida,este nao é o palácio de um homem rico,onde pode faltar espaço:é a cabana de um homem pobre.Num palácio de um homem rico falta sempre espaço-basta chegar um único convidado e falta logo espaço.Nao.Esta é a cabana de um homem pobre.
Entao,a mulher retorquiu:
-O que tem isso a ver com ser-se rico ou pobre?A verdade é que esta cabana é muito pequena!
o místico respondeu:
-se houver suficiente espaço no nosso coraçao,sentimos que até uma cabana se transforma num palácio.Mas se o nosso coraçao for demasiado pequeno ,até um palácio parece nao ter espaço para receber um único convidado.Abre a porta,por favor.Como podes recusar abrigo a quem vem bater a tua porta?Até agora temos estado deitados.Talvez nao possamos ficar deitados,mas tres pessoas podem pelo menos ficar sentados.Há espaço para mais um se nos sentarmos todos.
A mulher teve de abrir a porta.O homem entrou,todo ensopado.Sentaram-se juntos e começaram a conversar.Passado um bocado,chegaram mais duas pessoas e bateram a porta.
O místico disse:
-Parece que chegaram mais pessoas.
E perguntou ao convidado ,que estava sentado mais perto da porta,se a podia abrir.O homem respondeu:
-Abrir a porta?Nao há espaço.
o home respondeu:
-nao,nao é preciso abrir a porta.Nao ve a dificuldade que temos,aqui todos apertados?
O místico começou a rir e afirmou:
-Meu caro,nao arranjei espaço para si?Voçe pode entrar porque há amor aqui dentro.Ele ainda aqui está;nao acabou consigo.Abra a porta,por favor.Agora estamos sentados afastados uns dos outros ,por isso temos de nos juntar.Assim ,há espaço suficiente.Além dissso,a noite está fria,e vamos sentir-nos melhor e mais quentes se nos juntarmos mais.
A porta abriu-se e os recém-chegados entram.sentaram-se todos juntos,e começaram a conhecer-se.
Entao,apareceu um burro,que empurava a porta com a cabeça.O burro estava molhado;queria abrigar-se para passar a noite.O místico pediu aos dois homens que tinham chegado por último e estavam mesmo ao pé da porta que a abrissem.
-Chegou mais um amigo desconhecido-disse o místico.
Os homens olharam lá para fora e comentaram:
-Nao é nenhum amigo,nem nada que se pareça.É apenas um burro.Nao é preciso abrir a porta.
O místico retorquiu:
-Talvez nao se apercebam de que,as portas dos ricos ,os seres humanos sao tratados como animais,mas esta é a porta de um homem pobre,e estamos habituados a tratar até os animais como seres humanos.Abram a porta,por favor.
Os homens gritaram em uníssono:
E o espaço?
-Há espaço que chegue.Em vez de estarmos sentados,podemos ficar de pé.Há espaço suficiente para isso.Nao se preocupem.Se for necessário,estou sempre pronto para ir lá para fora,de maneira a haver espaço suficiente.
o ponto a que o amor pode chegar!



Nenhum comentário: