segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um Barcelense

Carlos Sá a caminho da Marathon des Sables
28 Mar 2011


O atleta Carlos Sá do Team ChaYmit/Amigos da Montanha participa numa das mais emblemáticas Ultra Maratonas do Mundo (Marathon des Sables), prova que se desenrola de 1 ao 11 de Abril e consiste percorrer 250km's em pleno deserto do Sahara em Marrocos.

Esta competição conta com 886 atletas de todo o Mundo, que durante 7 dias de prova testam os seus limites, enfrentando as temperaturas extremas, que durante o dia podem atingir os 50ºC e durante a noite os -7ºC. Os atletas têm que correr em média uma maratona por dia e numa das etapas 84km, enfrentar os répteis mais perigosos do planeta (escorpiões, cobras, aranhas, etc.), carregar às costas toda a logística que achem necessária para essa semana, (ex: comida, saco cama, roupa quente para enfrentar as temperaturas negativas da noite, kit de extracção de veneno, lanterna, fogão, cantina, etc.), fazer o percurso em orientação utilizando apenas uma bússola e um mapa correndo o risco de se perderem se fizerem uma má leitura do terreno.

Durante longos 7 dias não tomam banho, não trocam de roupa, comem sempre as mesmas coisas (barras energéticas, frutos secos e massas liofilizadas), racionam a água ao mínimo; por todo isto é considerada a prova de sobrevivência mais emblemática do Mundo, onde um número reduzido dos que partem tem capacidade física e psicológica para chegar ao fim.

Carlos Sá, sendo um dos melhores Ultra Maratonistas Mundiais da actualidade, encara este desafio com muito respeito não tendo qualquer previsão do que possa acontecer. Sendo a sua primeira participação numa prova por etapas, as condicionantes são tais que é impossível prever o quer que seja, no entanto está confiante num bom resultado. Acima de tudo, todos os atletas que conseguem finalizar esta prova são já vencedores.

Carlos Sá tem como objectivo ganhar experiência neste tipo de provas e no próximo ano voltar com uma equipa de grandes Ultra Maratonistas Portugueses, para lutar pelos três primeiros lugares, elevando assim o nome de Portugal num dos maiores palcos Mundiais da modalidade.

Podem seguir cada etapa através do blog oficial do Carlos Sá (carlossaultrarunner.blogspot.com)

Nenhum comentário: