sábado, 10 de janeiro de 2009

NEVOU EM BEJA

Acordei e abri as janelas
quando para meu espanto
vi neve nos carros e telhados
corri ao quarto
para dizer aos meus dois amores
que nevou
a beatriz adorou ver
ontem já nas noticias vi que nevou na minha terra carvalhas,barcelos
a beatriz telefonou ao avo a perguntar se os seus bigodeS nao congelaram com a neve
ele riu....
isso fez me lembrar
a historia que ele conta
quando teve que emigrar para dar uma vida boa aos filhos
penso só depois de ser mãe percebi e dei o verdadeiro valor aos pais que tenho
tantos anos no estrangeiro mas os filhos nunca passaram dificuldades
a minha mae dizia sempre com orgulho o meu homem era o que mandava mais dinheiro do estrangeiro naquela pequena aldeia
já em portugal aqueles dois trabalhavam horas e horas
já eu estava na cama e ouvia as maquinas a vernizarem os moveis
a minha mãe faleceu com cancro do pulmão e não fumava
mas respirou muitos anos aqueles pordutos que fazem brilhar as bonitas cozinhas que vemos nas nossas casas
hoje um homem reformado mas continua a trabalhar com os meninos dele como e ele diz
as crianças da aldeia que ele transporta para as escolas
um homem simples com a 4 classe pois era o filho mais velho de 12 irmãos
da infancia que ele nao gosta muito de falar porque foi muito dura
o que ele gosta muito de falar é da tropa
porque tinha um tenente muito amigo dele que lhe ofereceu 500 escudos para ele ir a casa ver a familia
o homem que ele fala como um amigo muito especial
esse tenente talvez nao saiba que deixou essa marca ao meu pai
mas de certeza será um bom homem
para todas essas pessoas que de qualquer forma tornaram alguem feliz nem que seja por breves segundos
eu tiro o meu chapéu
um beijo grande e apesar de não o dizer amo-te muito por tudo
tu que fazes 700km para ver o genro a filha e a neta
apesar de nao seres dr. e cão grande como dizes
ÉS PAI.

Nenhum comentário: