segunda-feira, 2 de março de 2009

MULHER DO NORTE


Alguém um dia comentou que a minha filha disse uma palavra
com pronúncia do norte
defendi logo com orgulho
e até um pouco vaidosa
pois é natural sendo filha de uma mãe do norte
reparo que por vezes
gozam com a malta do norte
ignoro afinal é a pronúncia que nos destinge
um dia comentei que era do norte com alguém que disse
que um dia foi ao norte de férias e adorou principalmente as pessoas
que eram mais amigas e bem dispostas
não sei se isso será verdade
mas sei que na minha terra
quando se faz pão ou se mata um porco em casa a primeira atitude é distribuir pelos vizinhos.
são acções que nos aquece o coração
ainda hoje quando o meu pai vem cá me visitar
trás um pouco de cada um deles
a minha tia são que manda roupa para a beatriz que faz na sua pequena fábrica
a marta manda chocolates que trás da Suiça
a linda manda uns trabalhos que faz na escola onde trabalha
vem sempre um frango criado em casa que dizem com muito orgulho que esses não fazem mal a saúde
um dia a minha Beatriz recebeu uma encomenda pelo correio
mimos vindos do norte
olhou para mim e disse
«eu sou uma criança com muita sorte tenho muita gente que gosta de mim»
disse-lhe que isso era a melhor coisa do mudo

são estas coisas que nos aquece o coração
por isso tenho muito orgulho em ser uma mulher do norte.

Nenhum comentário: