terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

OS NOSSOS VELHOS


Por acaso do destino
há uns anos atras
fui tirar um curso
para tecnicas de apoio a terceira idade
as aulas eram dadas numa sala de um lar
tinha duas portas de entrada
uma passava por um corredor
a onde estavam ali os velhos de cabeças baixas
depois havia a outra porta que ia directo para a dita sala
só eu e outra colega optamos pela entrada do dito corredor
o resto optaram pela porta mais facil
a que não se via aquela miseria humana
lembro-me perfeitamente de um senhor que fazia peças com fios de lã
desde o primeiro dia que eu passava e dizia bom dia
ninguem respondia
primeiro dia nada...
segundo dia nada..
até que esse senhor um dia respondeu com um bom dia
depois outros fizeram o mesmo
um dia cheguei e estranhei não lá estar esse dito senhor
perguntei
e a resposta foi
encontrado morto na cama...
ali percebi que dignidade tem estes velhos até para morrer
felizmente na minha pequena aldeia ainda se cuidam dos nossos velhos
uma tarefa guardada aos filhos
que geração é esta que trata assim os seus pais seus avós
e pelo caminho que vai pois já o fazem aos seus filhos
a minha avó dizia sempre aos seus filhos para nunca a levarem para um lar
e lá está ela em casa da filha rodeada de netos e passa os seus dias a ler ao pé da lareira...
um beijinho grande avó .

Um comentário:

Anônimo disse...

Deves compreender que nos dias de hoje não é facil os filhos cuidarem dos pais (os ditos velhos), a vida não o permite.
Por isso felizes essas pessoas que poder ser cuidadas pelos filhos, pelos netos, pela familia.
Bjinhos.Pedro